Reposição Hormonal: Fazer ou Não?

30/11/2015

Menopausa e Reposição Hormonal

 

Quando se fala em menopausa, nos referimos ao período da vida após um ano sem menstruação, por volta dos 50 anos de idade. Esse fato seria o menos relevante, se viesse isoladamente…Porém modificações até cruéis podem acometer muitas de nós e o tratamento dos sintomas se faz necessário para uma vida melhor.

 

 

As manifestações podem ser ondas de calor, diminuição de libido, dores articulares, cansaço, indisposição, tristeza, perda de memória, sono ruim, depressão…Como não temer?

 

Existem mais de 35 sinais e sintomas da menopausa, mas, sem dúvida, o mais frequente e terrível são os fogachos. Aqueles calores que começam no tórax e migram para a cabeça, deixando os cabelos molhados e a face ruborizada, tiram as noites de sono e, de quebra, ainda causam aumento de inflamação no nosso corpo. Literalmente “fritam” nosso cérebro.

 

O estrogênio, principal hormônio feminino, além de exercer a função reprodutiva, está envolvido com a proteção cerebral, cardiovascular, óssea, evita surgimento de nódulos tireoidianos, evita a perda do colágeno da pele e articulações, mantém a forca muscular, previne diabetes méllitus, conserva a elasticidade e hidratação da pele e mucosas e mantém produção de hormônios do bem estar, como dopamina e serotonina, entre outras.

 

Hoje em dia, utilizamos hormônios que mimetizam de forma perfeita a estrutura da molécula produzida pelo nosso corpo, por isso vem sendo chamado de bioidênticos. Embora controverso, este nome apenas significa igualdade molecular, e pode ser comprado já industrializado em farmácias de rede ou manipulado a pedido médico.

 

Os principais hormônios bioidênticos que costumam ser prescritos são: Estrogênio, Progesterona, Testosterona e DHEA (Dehidroepiandrosterona).

 

 

 

A Testosterona ainda não existe industrializada no comércio mundial para mulheres, portanto deve ser manipulada. A deficiência desta última está diretamente ligada à fadiga (cansaço), adinamia (indisposição geral) e falta de libido. Sabemos que até 88% das mulheres apresentam algum distúrbio da sexualidade nesta fase.

 

Importante ressaltar que este hormônio não é o mesmo administrado em fisiculturistas, a famosa “bomba” e não vai levar ao anabolismo se usado em doses recomendadas.

 

Cabe ao médico fazer a escolha do melhor tratamento, preferencialmente pela via transdémica, na forma de creme, gel ou adesivo, pois assim não haverá aumento do risco de trombose nem aumento da pressão arterial ou ainda do risco de câncer de mama.

 

A Reposição Hormonal quando bem indicada:


• Reduz a mortalidade geral em 25%;
• Reduz o risco de qualquer tipo de câncer em 30%;
• Reduz o risco de câncer de intestino em 40%;
• Reduz eventos cardiovasculares em 50%, sendo este o maior causador de mortes entre as mulheres.

 

A principal contraindicação ao uso de hormônios é o câncer de mama, pregresso ou atual, assim como outros tipos de neoplasia hormônio dependentes. Importante saber que antecedentes familiares desta doença não são contra- indicações ao uso da reposição.

Envelhecer bem pode envolver sim a modulação hormonal, mas escolher nossos alimentos de forma sábia, fazer atividade física regular, dormir bem, manejar o stress com resiliência formam os pedestais do sucesso para a longevidade saudável.

 

Por: Dra Mariana Bignardi Halla

Fonte: http://www.veraminelli.com.br/

Please reload

Posts em Destaque

5 coisas que a ciência já descobriu sobre o protetor solar

December 28, 2018

1/10
Please reload

Últimos Posts
Please reload

Terapêutica Farmácia de Manipulação Ltda

Av. Nove de Julho, 277 - Jardim Apolo | São Jose dos Campos - SP

Horário de funcionamento: Seg - Sex: 08:00 - 18:30 | Sab: 08:00 as 12:30

CNPJ: 47.545.371/0001-12

IE: 645.069.983.111

CMVS: 354990401-477-000122-1-1

Autorização MS/AFE: 0.12968-6

 

FARMACÊUTICA RESPONSÁVEL

Edna Luiza Takai - CRF 27.125

FARMACÊUTICA CO-RESPONSÁVEL

Eulalia Rodrigues Burzelli - CRF 11.392


Unidades Terapêutica

 

São Jose dos Campos - SP

Av. 9 de Julho, 277 - Jd. Apolo

Av. Adhemar de Barros, 1133 - Vila Adyana

Av. Cassiano Ricardo, 319 - Jd. Aquarius

Av. Andrômeda, 1429 - Jd. Satélite

Rua Rubião Junior, 106 - Centro

Jacareí - SP

Rua Antônio Afonso, 415 - Centro
 

Atendimento ao Cliente

SAC: (12) 3946-6911

Whats App: (12) 99636-3337

orcamento@farmaciaterapeutica.com.br 

Pesquisa de Satisfação

Conte como foi o seu atendimento.

www.farmaciaterapeutica.com.br/pesquisa

© 2019  Terapêutica Farmácia de Manipulação