A SAÚDE DA SUA PELE DEPENDE TAMBÉM DA SUA ALIMENTAÇÃO

 

Protetores solares são indispensáveis para a proteção da pele, porém, ter uma dieta adequada às necessidades individuais de cada um faz com que diversos nutrientes considerados fotoprotetores sejam ingeridos e absorvidos pelo organismo. Esses nutrientes ajudam a fortalecer a defesa das células contra radicais livres a que somos expostos no dia a dia e assim ficamos protegidos de manchas, vermelhidão, rugas, ressecamento e envelhecimento celular.

 

As radiações solares podem provocar diversas degradações fotoquímicas da pele, formação de radicais livres e doenças dermatológicas por causar danos ao DNA e ao RNA celular. Nutrientes adequados para manter o equilíbrio do sistema de fotoproteção da pele podem prevenir efeitos deletérios da exposição ao sol.

 

Alimentos que contenham carotenóides, flavonóides, vitaminas C e E, e alguns fitoterápicos são considerados nutrientes e compostos bioativos fotoprotetores. Os carotenóides estão associados ao combate dos radicais livres, estabilizando as moléculas. E, em especial, o betacaroteno, precursor de vitamina A, atua na formação de melanina, pigmento responsável por dar cor à pele, tornando-se fundamental para a proteção. Por isso, aposte em cenoura, abóbora, mamão, e nos vegetais verdes escuros como a couve, espinafre e agrião.

 

A vitamina E protege as estruturas celulares do ataque de radicais livres, evitando danos à pele. Para garanti-la em seu organismo, inclua azeite, amêndoas, castanhas e ovo em sua alimentação.

A vitamina C participa de diversos processos metabólicos, dentre eles a formação do colágeno, que tem a estrutura de suas fibras quebradas devido à exposição ao sol. Por isso, para manter a pele firme e hidratada é importante consumir goiaba, abacaxi, morango, caju e acerola.

Os polifenóis neutralizam os radicais livres gerados pela radiação UVA/UVB e protegem a pele contra danos celulares e câncer de pele. Eles estão nas frutas vermelhas, cebolas, chocolate amargo e chá verde.

 

Não se esqueçam da hidratação, por isso bebam muita água nos intervalos das refeições e invistam em alimentos fontes de ômega 3(linhaça, peixes como salmão, sardinha, arenque, atum e na chia).

 

Nutricionista Antonella Turci

 

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