Como melhorar a saúde da mulher na menopausa

ENTENDENDO A MENOPAUSA

 

Menopausa é o período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios, esse episódio ocorre em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos ou menos, é chamada menopausa precoce.

Antes da menopausa, a mulher passa pelo período de transição da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva, chamada de climatério ou pré menopausa.

 

SINTOMAS

 

Os sintomas mais freqüentes neste período são:

  • ondas de calor ou fogachos

  • alterações urogenitais (perda involuntária de urina, diminuição da lubrificação vaginal, perda de libido)

  • suores noturnos

  • alterações de humor (ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade)

  • perda de memória, insônia

  • diminuição da massa óssea

  • irregularidades na menstruação

  • aumento de peso, principalmente na região abdominal

Todos estes desconfortos ocorrem devido a diminuição dos hormônios sexuais (estrógeno e progesterona).

 

HORMÔNIOS

 

O estrogênio é o principal hormônio sexual feminino e, além da sua função na reprodução, tem efeitos no sistema ósseo, cardiovascular e no sistema nervoso central. O estradiol é um dos tipos de estrogênio considerado do BEM, é responsável pela lubrificação vaginal e libido, além de previnir infecções urinárias. É importante também para a absorção de minerais (cálcio, zinco, magnésio) para estimular a produção óssea, mantém a saúde da pele, é um potente antioxidante, além disso, o estradiol age como neuromodulador regulando a ação de neurotransmissores como acetilcolina, serototina, catecolaminas e dopamina.

 

HÁBITOS REGULARES

 

Mudanças hábitos podem ser ferramentas poderosas para prevenir ou reduzir os desconfortos causados pelo fim da produção hormônios sexuais. Mas, em alguns casos, é necessário a reposição hormonal, com hormônios isomoleculares. Porém, é importante procurar um médico especialista em modulação hormonal.

 

A prática de exercícios físicos regulares ajuda na perda de peso, no ganho de massa muscular e óssea, prevenindo a osteoporose, porém, é sempre importante procurar a indicação de um profissional educador físico.

 

ALIMENTAÇÃO

 

Já a alimentação tem um papel muito importante para a saúde da mulher, alguns alimentos são indispensáveis nesta fase, por conter em sua composição substâncias que tem ação semelhante ao estrógeno, atuando na reposição hormonal de forma natural, são eles:

 

  • tofu

  • inhame

  • amora

  • aveia

  • romã

  • semente de girassol

  • linhaça

  • amêndoas

  • grãos integrais

  • tomilho

  • verbena

  • canela

  • salsa

  • tâmaras

  • damasco

 

Além da alimentação, alguns suplementos e fitoterápicos podem ajudar nesta fase. Um profissional nutricionista pode ajudar com uma orientação nutricional individualizada, prescrição de fitoterápicos e suplementos mais indicados.

 

 

Texto escrito pela nutricionista Tânia de Oliveira – CRN 25621

 

 

Fonte: Circulo Saudável

http://circulosaudavel.com.br/

Contato (12) 98201-0047

 

 

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